Muitas pessoas costumam confundir as funcionalidades do forno elétrico e do micro-ondas. É muito comum optar por um ou outro, geralmente dando prioridade ao segundo por já ter um forno convencional em casa.

É verdade que o forno elétrico pode substituir o forno convencional, o que pode ser providencial se há a necssidade de otimizar o espaço na cozinha, mas o que muitos ignoram é que ele pode formar uma dupla para lá de eficiente com o micro-ondas .

Por que comprar um forno elétrico?

O forno elétrico tem como característica principal um preparo mais natural dos alimentos, mantendo o interior mais macio e suculento e o exterior crocante. é possível gratinar e dourar alimentos, além de preparar massas e carnes. 

Quem não gosta de ficar trocando o gás de cozinha pode dispensar um forno convencional tranquilamente e investir em um forno elétrico. Há variedade de tamanhos e é possível até mesmo embuti-lo. 

Por que comprar um forno de micro-ondas?

Diferentemente do forno elétrico, que funciona por aquecimento, o micro-ondas atua por meio de ondas eletromagnéticas, que fazem as moléculas dos alimentos se agitarem e, com isso, serem cozidas ou esquentadas. Essas características o tornam indicado para descongelar alimentos ou requená-los, quando já preparados.

É possível cozinhar no micro-ondas, e há diversas receitas para isso, mas há limitações. Mesmo alguns produtos congelados podem perder a crocância ou ficar ressecados.